segunda-feira, 9 de agosto de 2010

a origem do dia dos pais

No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.

Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da comemoração americana e européia.

Mas tudo começou em 1909, em Washington, Estados Unidos, com Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd (que alguns pesquisadores dizem se chamar William Jackson Smart). Ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Sonora tinha grande admiração pelo seu pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho.

Já adulta, Sonora sentia-se cada vez mais orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. No dia 19 de junho daquele ano, dia do aniversário do pai de Soanora, foi comemorado o primeiro Dia dos Pais norte-americano.

A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).

Nenhum comentário:

Postar um comentário